1. Identificação | |
Tipo de Referência | Relatório (Report) |
Site | mtc-m21c.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34R/42J3GAP |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/05.27.19.56 |
Última Atualização | 2020:05.27.19.56.59 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/05.27.19.56.59 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:09.14.20.11.11 (UTC) administrator |
Chave de Citação | OliveiraGuer:2018:AvBaDa |
Título | Avaliação de bases de dados de Massive Open Online Courses (MOOCS) |
Ano | 2018 |
Data de Acesso | 18 maio 2024 |
Tipo | RPQ |
Número de Páginas | 16 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 415 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | 1 Oliveira, Vanessa Cordeiro Gonçalves de 2 Guerra, Eduardo Martins |
Grupo | 1 2 LABAC-COCTE-INPE-MCTIC-GOV-BR |
Afiliação | 1 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 vanessa.cordeiro148@gmail.com 2 eduardo.guerra@inpe.br |
Instituição | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2020-05-27 19:56:59 :: simone -> administrator :: 2022-09-14 20:11:11 :: administrator -> simone :: 2018 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | bases de dados MOOCS |
Resumo | Os Massive Online Open Courses (sigla MOOCs) vem ganhando cada vez mais popularidade. São cursos online e abertos, criados com o objetivo de receber participações em larga escala. Para a criação de cursos nesse formato em língua portuguesa, a plataforma Coursera firmou parceria com instituições brasileiras de ensino e passou a oferece-los. Como resultado, alunos e profissionais de diversos países de língua portuguesa tiveram a oportunidade de participar de cursos elaborados por essas universidades. Este trabalho, iniciado em agosto de 2017, tem como objetivo realizar uma análise nos dados gerados pelos MOOCs dessas instituições, podendo assim investigar o comportamento dos alunos dentro do curso, o ponto em que os que não completam costumam desistir com maior frequência e como é o desempenho deles para cada tarefa, a fim de se levantar os perfis de comportamento dos estudantes que participam desses tipos cursos. Os cursos que tiveram seus dados analisados são: TDD Desenvolvimento de Software Guiado por Testes, Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software, Orientação a Objetos com Java, Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor, Desenvolvimento Ágil com Java Avançado, Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1 e Parte 2. Inicialmente, foi realizado um estudo sobre dados que seriam disponibilizados pela Coursera para a elaboração de objetivos. Após está etapa, partiu-se para a importação e a criação de uma base de dados para cada um dos cursos. Com as bases de dados já estabelecidas, iniciou-se a realização de consultas e análise de dados com a intenção de extrair as seguintes informações: quantidade de alunos que concluíram cada atividade e os que começaram mas não concluíram as mesmas; quantidade de alunos que abandonaram o curso em cada tarefa; quantidade de vezes que um aluno fez uma atividade; percentual de alunos que iniciaram e não concluíram cada atividade; percentual de alunos que fizeram uma determinada atividade mais de uma vez; e média de vezes que um aluno fez uma atividade. Tendo os dados dessas novas informações disponíveis em tabelas, foram elaborados gráficos para que essas informações pudessem ficar mais visíveis e compreensíveis. Já com os gráficos, avaliações foram feitas, as primeiras conclusões surgiram, e assim, novos objetivos foram traçados, sendo eles a revisão dos gráficos até então disponíveis e a criação de histogramas para observar o tempo comum em que os alunos geralmente demoram para concluir os cursos. Agora, depois da conclusão das avaliações e já tendo informações solidas e concretas, o artigo a respeito do trabalho sofreu um avanço maior e já está quase sendo concluído. |
Área | COMP |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAC > Avaliação de bases... |
Arranjo 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2018 > Avaliação de bases... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
|
4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42J3GAP |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/42J3GAP |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | Vanessa Cordeiro Gonçalves de Oliveira.pdf |
Grupo de Usuários | simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
|
5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | urlib.net/www/2017/11.22.19.04.03 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3ESGTTP 8JMKD3MGPDW34P/478H8K5 |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.44 7 |
Divulgação | BNDEPOSITOLEGAL |
Acervo Hospedeiro | urlib.net/www/2017/11.22.19.04 |
|
6. Notas | |
Notas | Bolsa PIBIC/INPE/CNPq |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel doi e-mailaddress edition format isbn issn label lineage mark nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup recipient reportnumber resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype |
|
7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
|