Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaRelatório (Report)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/42J3GAP
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2020/05.27.19.56
Última Atualização2020:05.27.19.56.59 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2020/05.27.19.56.59
Última Atualização dos Metadados2022:09.14.20.11.11 (UTC) administrator
Chave de CitaçãoOliveiraGuer:2018:AvBaDa
TítuloAvaliação de bases de dados de Massive Open Online Courses (MOOCS)
Ano2018
Data de Acesso18 maio 2024
TipoRPQ
Número de Páginas16
Número de Arquivos1
Tamanho415 KiB
2. Contextualização
Autor1 Oliveira, Vanessa Cordeiro Gonçalves de
2 Guerra, Eduardo Martins
Grupo1
2 LABAC-COCTE-INPE-MCTIC-GOV-BR
Afiliação1
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 vanessa.cordeiro148@gmail.com
2 eduardo.guerra@inpe.br
InstituiçãoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2020-05-27 19:56:59 :: simone -> administrator ::
2022-09-14 20:11:11 :: administrator -> simone :: 2018
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavebases de dados
MOOCS
ResumoOs Massive Online Open Courses (sigla MOOCs) vem ganhando cada vez mais popularidade. São cursos online e abertos, criados com o objetivo de receber participações em larga escala. Para a criação de cursos nesse formato em língua portuguesa, a plataforma Coursera firmou parceria com instituições brasileiras de ensino e passou a oferece-los. Como resultado, alunos e profissionais de diversos países de língua portuguesa tiveram a oportunidade de participar de cursos elaborados por essas universidades. Este trabalho, iniciado em agosto de 2017, tem como objetivo realizar uma análise nos dados gerados pelos MOOCs dessas instituições, podendo assim investigar o comportamento dos alunos dentro do curso, o ponto em que os que não completam costumam desistir com maior frequência e como é o desempenho deles para cada tarefa, a fim de se levantar os perfis de comportamento dos estudantes que participam desses tipos cursos. Os cursos que tiveram seus dados analisados são: TDD Desenvolvimento de Software Guiado por Testes, Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software, Orientação a Objetos com Java, Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor, Desenvolvimento Ágil com Java Avançado, Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1 e Parte 2. Inicialmente, foi realizado um estudo sobre dados que seriam disponibilizados pela Coursera para a elaboração de objetivos. Após está etapa, partiu-se para a importação e a criação de uma base de dados para cada um dos cursos. Com as bases de dados já estabelecidas, iniciou-se a realização de consultas e análise de dados com a intenção de extrair as seguintes informações: quantidade de alunos que concluíram cada atividade e os que começaram mas não concluíram as mesmas; quantidade de alunos que abandonaram o curso em cada tarefa; quantidade de vezes que um aluno fez uma atividade; percentual de alunos que iniciaram e não concluíram cada atividade; percentual de alunos que fizeram uma determinada atividade mais de uma vez; e média de vezes que um aluno fez uma atividade. Tendo os dados dessas novas informações disponíveis em tabelas, foram elaborados gráficos para que essas informações pudessem ficar mais visíveis e compreensíveis. Já com os gráficos, avaliações foram feitas, as primeiras conclusões surgiram, e assim, novos objetivos foram traçados, sendo eles a revisão dos gráficos até então disponíveis e a criação de histogramas para observar o tempo comum em que os alunos geralmente demoram para concluir os cursos. Agora, depois da conclusão das avaliações e já tendo informações solidas e concretas, o artigo a respeito do trabalho sofreu um avanço maior e já está quase sendo concluído.
ÁreaCOMP
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAC > Avaliação de bases...
Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2018 > Avaliação de bases...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 27/05/2020 16:56 1.7 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42J3GAP
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/42J3GAP
Idiomapt
Arquivo AlvoVanessa Cordeiro Gonçalves de Oliveira.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Visibilidadeshown
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ESGTTP
8JMKD3MGPDW34P/478H8K5
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.44 7
DivulgaçãoBNDEPOSITOLEGAL
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel doi e-mailaddress edition format isbn issn label lineage mark nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup recipient reportnumber resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar